Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Buscar  
Brasil
Publicada em 12/10/17 as 13:43h - 17 visualizações
Tribunal Superior Eleitoral detecta quase mil títulos com duplicidade no Piauí

Radio Picos FM


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o número de títulos eleitorais que estão envolvidos em casos de duplicidade biométrica no país. No Piauí, foram detectados 988 casos de eleitores que possuíam dois registros eleitorais e outros 16 eleitores com três ou mais títulos eleitorais. Os números foram constatados após a comparação das digitais dos eleitores já cadastrados no sistema. Com o número, o estado é o sétimo do país no ranking, perdendo apenas para Alagoas, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Ao todo, segundo os dados da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já foram detectados 25.031 títulos eleitorais com o problema em todo país. O sistema do TSE já tem quase 65 milhões de eleitores cadastrados biometrica mente no país. As irregularidades foram constatadas após a análise biométrica feita pelo Sistema AFIS, de comparação de impressões digitais.

O TSE explicou que quatro tipos de ocorrências podem contribuir com as duplicidades biométricas. Em um dos casos, pode acontecer o duplo cadastramento, que é quando um cidadão solicita a transferência do título eleitoral para outro domicílio, mas não teve a inscrição transferida, sendo cadastrado novamente pela Justiça Eleitoral. Nesses casos, a constatação é possível a partir da observação das fotos. Pode acontecer também de uma mesma pessoa fazer o cadastramento utilizando docu mentos falsos sendo incluída no Cadastro Nacional de Eleitores com nomes e filiações diferentes.

Pode acontecer ainda de eleitores terem impressões digitais semelhantes, seja por problemas no cadastramento das digitais, seja por questões biológicas que apontaram impressões parecidas em dois dedos. Em todos os casos, as supostas irregularidades são remetidas ao juiz eleitoral da jurisdição para que seja feita a análise e o possível cancelamento de uma ou de todas as inscrições eleitorais. Se constatada a tentativa de fraude eleitoral, o juiz pode ainda solicitar a abertura de processo criminal.

O Dia




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
(89)999288450 Chagas Vieira

Redes Sociais


Clima Tempo
No Ar
SHOW DA NOITE
Peça sua Música

  • fernando lemos
    Cidade: sao paulo
    Mensagem: a carta com eduardo costa
  • joseandro
    Cidade: palmas-to
    Mensagem: amor de vaqueiro
  • hidaleto da silva
    Cidade: picos piaui
    Mensagem: rotina
  • Paulo Brasil
    Cidade: Esperantina
    Mensagem: Pão de Mel
  • Rauenna Sousa
    Cidade: Pimenteiras-pi
    Mensagem: Que pena que acabou- Gustavo Lima
  • Days Silva
    Cidade: Lisboa - Portugal
    Mensagem: Um Homem não Chora
Programação
Estatísticas
Visitas: 231031 Usuários Online: 3


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

Foi Muito Bom ter Vocês Conosco Volte Sempre: Equipe/ Rádio Picos FM
Copyright (c) 2017 - Radio Picos FM - Todos os direitos reservados