noticias712 Seja bem vindo ao nosso site PORTAL E RÁDIO WEB PICOS MAIS!

Geral

Na Europa, Rafael Fonteles discute transição energética com empresas da Holanda e Alemanha

Publicada em 13/05/24 às 16:08h - 8 visualizações

PORTAL E RÁDIO WEB PICOS MAIS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Na Europa, Rafael Fonteles discute transição energética com empresas da Holanda e Alemanha  Compartilhar a noticia Na Europa, Rafael Fonteles discute transição energética com empresas da Holanda e Alemanha  Compartilhar a noticia Na Europa, Rafael Fonteles discute transição energética com empresas da Holanda e Alemanha

Link da Notícia:

Na Europa, Rafael Fonteles discute transição energética com empresas da Holanda e Alemanha

Foto: Ascom/CCom


Participando do  World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition (Seminário e Exposição Mundial do Hidrogênio 2024), em Roterdã, na Holanda, o governador Rafael Fonteles (PT) destacou a importância da parceria entre o Nordeste e a Holanda para o desenvolvimento da indústria verde no Brasil. 

"Foi um encontro importante com o governo holandês e com a sua agência de atração de investimentos, onde discutimos o grande potencial da cadeia produtiva do hidrogênio verde, a relação dos portos holandeses com os brasileiros e atestamos a expertise deles nesse tema. Certamente eles serão grandes consumidores do H2V produzido no Brasil, então, será uma cooperação importante entre o país e o Nordeste", disse.

Além do piauiense, outros governadores que compõem o Consórcio Nordeste ou seus representantes discutiram sobre transição energética com a Agência Empresarial Holandesa (RVO) e, na sequência, com a Iniciativa de Hidrogênio Verde do Norte da Alemanha (HY-5).

As reuniões visam a troca de experiência entre os estados nordestinos e as entidades europeias, a fim de que possam, no futuro, firmar parcerias e cooperações para implementar novas cadeias produtivas, bem como fomentar novos negócios entre as economias brasileira e europeia. 

Foto: Ascom/CCom

A RVO é uma agência governamental, pertencente ao Ministério Holandês de Assuntos Econômicos e Política Climática. Sua função é apoiar investidores a desenvolverem e expandirem seus negócios e projetos na Holanda ou no exterior. 

A agência realizou uma apresentação sobre a política de hidrogênio holandesa e sua cooperação internacional, abordando, ainda, ações na área de transição energética e oportunidades de comércio exterior. 

HY-5

Posteriormente, os integrantes do Consórcio Nordeste se reuniram com representantes da Iniciativa de Hidrogênio Verde do Norte da Alemanha. A entidade é formada pelas organizações de desenvolvimento econômico de cinco estados do norte da Alemanha (Bremen, Hamburg, Mecklenburg-Vorpommern, Niedersachsen e Schleswig-Holstein), com o objetivo de tornar a região a maior referência em hidrogênio verde da Europa. 

A região possui cerca de 13.400 plantas eólicas, 12 portos marítimos e terminais de importação, 20 fábricas voltadas à energia a gás e nove corporações compradoras. Além disso, somam cerca de 3,6 bilhões de euros em financiamento de 27 projetos. A região já conta com diversos projetos com produção de H2V e pretende chegar a 5 GW até 2030.

Durante o encontro, os representantes da iniciativa falaram sobre o grupo, sua atuação e políticas desenvolvidas. Eles compartilharam, ainda, sobre a estrutura da entidade, seus objetivos e como conseguiram unir cinco portos concorrentes em um esforço colaborativo. Destacaram, também, as lições aprendidas ao longo do processo, visando compartilhar experiências que beneficiem iniciativas similares no Brasil.

Foto: Ascom/CCom

"Conhecemos o trabalho de uma associação que uniu cinco estados em prol do desenvolvimento conjunto e da transição energética. Então, é uma iniciativa que tem tudo a ver com o pensamos sobre o Consórcio Nordeste e a cooperação entre os nove estados”, frisou o governador Rafael Fonteles. 

Missão internacional na Holanda e nos EUA

O governador Rafael Fonteles cumpre mais uma missão internacional, desta vez na Holanda e nos Estados Unidos. Até sexta-feira (17), o gestor participa de agendas no exterior em busca de investimentos ao Piauí e para apresentar as potencialidades do estado, especialmente no que diz respeito à transição energética e hidrogênio verde. 

Ao longo desta semana, Rafael Fonteles participa do IV Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, em Roterdã (Holanda), e de mais dois eventos em Nova Iorque, nos Estados Unidos: Brazil Summit 2024 e Invest in Piauí - Brazil Conference, que também buscam apresentar as oportunidades e potencialidades para investimentos no Piauí.

Da Redação




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (89) 99928-8450

Visitas: 31737
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - PORTAL E RÁDIO WEB PICOS MAIS
Converse conosco pelo Whatsapp!