noticias891 Seja bem vindo ao nosso site PORTAL E RÁDIO WEB PICOS MAIS!

Piauí

“Elas Vivem”: Piauí registra quase 80% de alta nas violências de gênero, revela pesquisa

Publicada em 08/03/24 às 17:02h - 12 visualizações

PORTAL E RÁDIO WEB PICOS MAIS


Compartilhe
Compartilhar a noticia “Elas Vivem”: Piauí registra quase 80% de alta nas violências de gênero, revela pesquisa  Compartilhar a noticia “Elas Vivem”: Piauí registra quase 80% de alta nas violências de gênero, revela pesquisa  Compartilhar a noticia “Elas Vivem”: Piauí registra quase 80% de alta nas violências de gênero, revela pesquisa

Link da Notícia:

“Elas Vivem”: Piauí registra quase 80% de alta nas violências de gênero, revela pesquisa

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência no Piauí e em mais sete estados. A informação é do novo boletim “Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver”, divulgado nesta quinta-feira (7), realizado pela Rede de Observatórios da Segurança. 

De acordo com o levantamento, o Piauí foi o estado que registrou maior crescimento nos crimes ligados a gênero, com aumento de 78,76%, passando de 113 ocorrências para 202. 

Nos oitos estados - Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo - foram registradas 3.181 mulheres vítimas de violência, representando um aumento de 22,04% em relação a 2022.

Os crimes são de ameaças, agressões, torturas, ofensas, assédio e feminicídio. Os dados são produzidos a partir de um monitoramento diário do que circula nas mídias sobre violência e segurança. As informações coletadas de diferentes fontes são confrontadas e registradas em um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado.

O monitoramento da Rede de Observatórios permite que crimes que têm evidências, mas não são tipificados pela polícia, como violência contra mulheres (lesão corporal, ameaças e outros), possam ser nomeados corretamente. Dessa forma, é possível reduzir a subnotificação comum a esses casos e produzir análises mais seguras sobre o que ocorre na realidade, complementando e enriquecendo os dados oficiais.

O monitoramento da Rede de Observatórios permite que crimes que têm evidências mas não são tipificados pela polícia, como violência contra mulheres (lesão corporal, ameaças e outros), possam ser nomeados corretamente. Dessa forma, é possível reduzir a subnotificação comum a esses casos e produzir análises mais seguras sobre o que ocorre na realidade, complementando e enriquecendo os dados oficiais.

Resultados nos Estados:

 

  • Bahia é líder em morte de mulheres no Nordeste;
  • Ceará registrou o maior número de feminicídios nos últimos seis anos;
  • Maranhão lidera em casos de violência sexual no Nordeste;
  • Desigualdades sociais e garimpo agravam as violências no Pará;
  • Pernambuco é líder em feminicídio no Nordeste
  • Rio de Janeiro quase dobra a violência de gênero em quatro anos. 

 

Veja toda pesquisa aqui 

 

Para denunciar os agressores, as mulheres dispõem de uma série de canais no Piauí. Confira:

190 - Polícia Militar

180 - Central de Atendimento à Mulher

0800-000-1673 - Whatsapp "Ei mermã não se cale"

Aplicativo Salve Maria - disponível para Android e IOS

(86) 99414-8857 - Patrulha Maria da Penha

As denúncias de agressão podem ser feitas, presencialmente, numa delegacia, ou via on-line, no site da Delegacia Virtual




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (89) 99928-8450

Visitas: 22923
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - PORTAL E RÁDIO WEB PICOS MAIS
Converse conosco pelo Whatsapp!