Saúde

Sesapi alerta que dose de reforço é essencial para proteção contra a Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, alerta que uma das principais medidas que a dose de reforço traz é na ampliação da resposta imune contra o vírus.

Publicada em 16/02/2022 às 18:42h

por Portal e Rádio Web Picos Mais


Compartilhe
Compartilhar a notícia Sesapi alerta que dose de reforço é essencial para proteção contra a Covid-19  Compartilhar a notícia Sesapi alerta que dose de reforço é essencial para proteção contra a Covid-19  Compartilhar a notícia Sesapi alerta que dose de reforço é essencial para proteção contra a Covid-19

Link da Notícia:
Virtex
Chagas Vieira

Sesapi alerta que dose de reforço é essencial para proteção contra a Covid-19

No Piauí 726.646 pessoas receberam a dose de reforço contra a Covid-19, entre idosos e população de 18 anos. Porém 457.648 piauienses ainda não retornaram para aplicação de sua dose complementar, segundo relatório da FioCruz. A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo um chamamento para este público.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, alerta que uma das principais medidas que a dose de reforço traz é na ampliação da resposta imune contra o vírus. “A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo. Por isso chamamos nossa população apta a receber seu reforço a procurar os postos de saúde e tomar sua terceira dose”, afirmou.


Florentino Neto – Foto Roberta Aline

Ao público idoso e aos imunossuprimidos a dose de reforço amplia a efetividade de sua imunização. “Existem pessoas que mesmo vacinadas, não desenvolvem resposta imunológica adequada, como idosos e imunossuprimidos. E a terceira dose ‘resgata’ uma parte desses que não tinham respondido adequadamente e deixando-os imunizados.”, lembra Herlon Guimarães, superintende de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

No Brasil a dose de reforço está liberada para toda população acima de 18 anos, que tomaram a segunda dose há quatro meses. Também está disponível a quarta dose aos imunossuprimidos, que receberam a dose de reforço há quatro meses. No caso de teste positivo para Covid-19, com a confirmação do diagnóstico, o paciente poderá se vacinar após um período de pelo menos 30 dias.

Além da dose de reforço no Piauí também estão em atraso outras 403.880 para tomar a segunda dose, de acordo com os dados do relatório da FioCruz. São 98.645 atrasados que receberam AstraZeneca, 83.370 os vacinados apenas com uma dose de CornaVac e 221.865 pessoas que precisam voltar para receber a segunda dose de Pfizer.

“Entendemos que muitas pessoas encontravam-se infectadas pela covid-19, e estiveram impossibilitadas para retornar para sua segunda dose ou ao reforço, mas pedimos aqueles que já completaram um mês após a infecção que voltem aos postos e tomem suas vacinas”, lembra o secretário.

 
 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (89)99432-2914

Visitas: 1675768
Usuários Online: 138
Copyright (c) 2022 - Portal e Rádio Web Picos Mais - Foi Muito Bom ter Vocês Conosco Volte Sempre: Equipe/ Portal e Rádio Web Picos Mais FM
Obrigado por entrar encontato com agente, nossa equipe entrarar encontato assim que possivél