noticias Seja bem vindo ao nosso site Portal e Rádio Web Picos Mais!

Saúde

Brasil está pronto para fabricar vacina contra varíola dos macacos

Tudo indica que nos próximos dois a três meses os pesquisadores criem um modelo de produção para o imunizante

Publicada em 13/09/2022 às 19:45h

por Portal e Rádio Web Picos Mais


Compartilhe
Compartilhar a notícia Brasil está pronto para fabricar vacina contra varíola dos macacos  Compartilhar a notícia Brasil está pronto para fabricar vacina contra varíola dos macacos  Compartilhar a notícia Brasil está pronto para fabricar vacina contra varíola dos macacos

Link da Notícia:
Virtex
Chagas Vieira

Brasil está pronto para fabricar vacina contra varíola dos macacos

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está com a matéria-prima para o Brasil desenvolver sua própria vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox). O contrato foi firmado diretamente entre o CTVacinas e o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Tudo indica que nos próximos dois a três meses os pesquisadores criem um modelo de produção para o imunizante. Ele poderá ser replicado em grande escala e distribuído à população ainda no 1º semestre de 2023.

Sementes

Com a ajuda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, foi possível a equipe do CTVacinas receber dois frascos com "sementes" do vírus Vaccínia Ankara Modificado (MVA), que pertence à família da varíola dos macacos. Assim ele é capaz de produzir uma resposta imune contra a monkeypox.

 O material é o mesmo utilizado na vacina Jynneos/Imvanex, produzida pela empresa Bavarian Nordic, que é, até o momento, a única responsável por abastecer o mundo todo contra a doença.

Matéria-prima da vacina já chegou para uso  na produção da varíola dos macacos - reproduçãoMatéria-prima da vacina já chegou para uso  na produção da varíola dos macacos - reprodução

Vacina Nacional

Para criar o modelo da vacina nacional, a equipe da UFMG pretende alterar geneticamente essas "sementes" enviadas pelos Estados Unidos e fazer com que o vírus de MVA enfraquecido se multiplique.

 "Devido à semelhança genética desse vírus com o da monkeypox (varíola dos macacos), ela consegue imunizar contra a nova doença, assim como protegeu contra a varíola humana no passado. É o que chamamos de proteção cruzada", explica Flávio da Fonseca, professor da UFMG.

 

A partir disso, os cientistas criam uma "receita" de produção que depois poderá ser replicada em larga escala por laboratórios como o Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (89)99432-2914

Visitas: 1689464
Usuários Online: 130
Copyright (c) 2022 - Portal e Rádio Web Picos Mais - Foi Muito Bom ter Vocês Conosco Volte Sempre: Equipe/ Portal e Rádio Web Picos Mais FM
Obrigado por entrar encontato com agente, nossa equipe entrarar encontato assim que possivél