Com o objetivo de ajudar a divulgar o trabalho da Federação Estadual da Sociedade Civil do Estado Piauí (FESCIL), o presidente da Confederação Nacional da Sociedade Civil (CNASC), Wilson Coelho, está visitando os municípios de Paulistana, Picos e Geminiano. De acordo com o presidente da entidade, a ação visa o fortalecimento do associativismo na região, superando os obstáculos para fazer chegarem à população os projetos existentes nas esferas federal, estadual e municipal.
Durante a passagem pelos três municípios foram apresentados os projetos que podem ser acessados pelas associações previamente cadastradas - com um olhar especial para os projetos que proporcionam a geração de renda aos associados em um curto prazo, sendo este um dos fatores determinantes para a participação popular nas atividades.
Segundo o presidente da Federação Estadual da Sociedade Civil do Estado Piauí, Francisco Cadidé da Silva, todo o trâmite burocrático para a legalização de entidade já foi vencido, portanto, a organização está apta a atuar junto às associações comunitárias.
Ele, ainda ressaltou que a entidade priorizou a macrorregião de Picos para começar a desenvolver o seu trabalho, mas que a ideia é expandir as ações para outras regiões do estado.
Principal articuladora para a criação da FESCIL no estado, a vereadora licenciada e atual secretária de Planejamento do município de Geminiano, Mazé Campos, destacou os principais benefícios para as comunidades organizadas em associações. De acordo com ela, alguns projetos já estão sendo elaborados com o apoio da administração municipal na área da habitação para o município geminianense.